10.19.2016

Resenha "Boa Noite" - Pam Gonçalves

Boa tarde gente!!

O livro vai nos contar a história de Alina, uma garota jovem que está entrando na faculdade e quer mudar um pouco sua vida. Ela morava no interior com seus pais e o irmão e decide escolher uma faculdade longe de sua cidade natal, para sentir a independência pela primeira vez.

Ela vai cursar engenharia da computação, um curso onde a predominância é masculina, e ela é uma das 4 garotas do curso. Procurando um lugar para morar enquanto faz faculdade, ela acaba conhecendo a ‘’República das Loucuras’’ e é aceita por Manuela, uma das moradoras.

Lá, ela conhece os outros moradores: Gustavo, e o casal Bernardo e Talita. Depois de já ter ido a sua primeira festa da faculdade e ter seu primeiro porre, ela diz que nunca mais vai sair e vai se dedicar somente aos estudos, mas é arrastada por Manuela para um barzinho. Durante um flerte e um jogo de sinuca, ela conhece Artur, um estudante de medicina bem charmoso.

Eles começam a sair, mas logo depois Alina percebe que Artur e Gustavo não se dão bem, e que um segredo esconde esse estranhamento todo entre o rapazes.

SINOPSE: Alina quer deixar seu passado para trás. Boa aluna, boa filha, boa menina. Não que tudo isso seja ruim, mas também não faz dela a mais popular da escola. Agora, na universidade, ela quer finalmente ser legal, pertencer, começar de novo. O curso de Engenharia da Computação - em uma turma repleta de garotos que não acreditam que mulheres podem entender de números -, a vida em uma república e novos amigos parecem oferecer tudo que Alina quer. Ela só não contava que os desafios estariam muito além da sua vida social. Quando Alina decide deixar de vez o rótulo de nerd esquisitona para trás, tudo se complica. Além de festas, bebida e azaração, uma página de fofocas é criada na internet, e mensagens sobre abusos e drogas começam a pipocar. Alina não tinha como prever que seria tragada para o meio de tudo aquilo nem que teria a chance de fazer alguma diferença. De uma hora para outra, parece que o que ela mais quer é voltar para casa.

Quem conhece a Pam Gonçalves sabe que ela é booktuber há um tempo. Eu adoro os vídeos dela, então imaginem, já comecei a leitura com a expectativa lá em cima (Inclusive, votei nessa capa e gostei do título rsrs). E, confesso, me decepcionei um pouquinho por isso, mas nem tudo está perdido.
Logo no primeiro capítulo já notei que Alina é aquela típica personagem: Tímida, estudiosa, poucos amigos, nunca foi de sair e sua diversão era mesmo ficar em casa.

Isso não me impressionou muito e meio que já fui adivinhando a história antes mesmo de chegar na metade, e isso me deixou um pouco triste. O romance não conseguiu me convencer no começo, mas no final estava torcendo por eles.

Tirando os pontos negativos (na minha opinião), foquei na mensagem que o livro passa, sobre o abuso sexual que as mulheres sofrem, e isso foi bem bacana! Pois achei que o caso foi tratado com certa leveza, mas deixando seu alerta.

"Este livro é para todas as meninas, garotas e mulheres. Não deixem que digam que não são capazes, vocês podem ser o que e quem quiserem". Pam Gonçalves.

Então, se você gosta de livro jovem adulto, dê uma chance a esse e boa leitura!

Conheci a Pam na Bienal do Livro de São Paulo, comprei o livro por lá e ela autografou. Ela foi uma fofa, que esbanjou simpatia para todos que foram vê-la. Um amor! Espero ler mais livros dela ;-)

Até a próxima resenha!!

Nenhum comentário:

Postar um comentário