10.08.2015

Resenha "Razão e Sensibilidade" - Jane Austen | Editora Martin Claret

Olá pessoas lindas e maravilhosas da minha vida, tudo bem com vocês??

Hoje eu vou falar de um livro que recebi da Editora Martin Claret em parceria para o evento que vou realizar aqui em Cuiabá dia 01/11.

Faz muuuito tempo que quero ler algo da Jane Austen e quando vi que a editora havia mandado esse livro eu simplesmente pirei. Vou começar elogiando a edição que está maravilhosa em capa dura e todos os detalhes extremamente perfeitos.

Vamos a resenha?



SINOPSE: Este foi o primeiro romance de Jane Austen. Publicado em 1811, logo recebeu reconhecimento do público. Razão e Sensibilidade é um livro em que as irmãs Elinor e Marianne representam uma dualidade, de maneira alternada, ao longo da narrativa. As expectativas vividas pelas duas com a perda, o amor e a esperança, nos aponta para um excelente panorama da vida das mulheres de sua época. As irmãs vivem em uma sociedade rígida, e ambas tentam sobreviver a esse mundo cheio de regras e injustiças. Tanto a sensível e sensata Elinor como a romântica e impetuosa Marianne se veem fadadas a aceitar um destino infeliz por não possuírem fortuna nem influências, obrigadas a viver em um mundo dominado por dinheiro e interesse. As duas personagens passam por um processo intenso de aprendizagem, mesclando a razão com os sentimentos em busca por um final feliz.

Acho que a melhor forma de descrever essas duas irmãs é o título do livro, literalmente.
Elinor, é extremamente "cabeça", pensa antes de agir, e sempre age com a razão, ela quer estabilidade, segurança e conforto. Enquanto Marianne é extremamente guiada por suas emoções, o que ela almeja é paixão, aventura, ela sonha em encontrar alguém que a arrebate, que a sinta, que sinta tudo assim como ela.

Elas foram obrigadas a sair de casa com sua mãe e sua irmã mais nova após o falecimento do pai, como ele tinha um filho de seu primeiro casamento, seus bens foram deixados para o garoto pelo tio dele, restando para as meninas apenas o valor do "dote" se é assim que posso chamar. Em seu leito de morte ele implorou ao filho que cuidasse de suas irmãs mas este, acabou sendo influenciado por sua "doce" esposa de que qualquer coisa que ele fizesse por elas já seria muito.

E assim foi, ele as deixou partir apenas com alguns móveis da casa, para morar em um chalé que foi oferecido por preço bem baixo por um primo distante. Apesar de ver no irmão de sua cunhada um possível amor, Elinor, foi firme na decisão de sua mãe de mudar e resolveu que não sofreria, afinal, não tinham um compromisso firmado e se fosse o desejo dele, sempre poderia ir visita-las.

Logo após a mudança Marianne acabou conhecendo o jovem Willoughby que se apaixonou por ela imediatamente, tendo o mesmo acontecido com ela.

"Tinha um excelente coração, um temperamento afetuoso e sentimentos fortes; mas sabia como governá-los. Isso era algo que a mãe ainda tinha que aprender e que uma das irmãs resolvera que jamais lhe seria ensinado."

O livro além de contar os amores e desilusões das irmãs, retrata muito bem a sociedade daquela época, principalmente, a forma como aconteciam as uniões, as pessoas não podiam escolher seus companheiros baseados somente em amor, elas tinham que pensar no dote. Como as irmãs não tinham grandes fortunas elas tiveram que enfrentar vários problemas, como o preconceito quanto a um casamento com elas. Cada uma reagiu e lidou com a situação de uma forma, e como diz o nome do livro, Elinor com a Razão e Marianne com a Sensibilidade, muita pra ser bem sincera. Teve alguns momentos no livro que cheguei a ficar com raiva dela de tão melodramática e vítima ela se fazia ser mas, pelo que pude perceber grande parte das mulheres eram assim.

O livro teve um final bastante diferente do que eu imaginava, achei que já sabia o que iria acontecer quando comecei a leitura e me surpreendi, de uma forma maravilhosa.

Razão e Sensibilidade é aquele livro que vai tirar de você tantos suspiros quantos fios de cabelo, com toda certeza uma leitura obrigatória.

Espero que tenham gostado da resenha, não se esqueçam de deixar seus comentários e opiniões aqui!!

Super beijos!!!





19 comentários:

  1. Olá!
    Eu nunca li nenhum dos livros da Jane, mas morro de vontade!
    Essa é edição da Martin Claret está ma-ra-vi-lho-sa, é um das que preciso na estante!
    Adorei sua resenha e sem dúvidas irei ler essa obra =)
    Beijos!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Jess, indico que leia.
      Os livros dela são maravilhosos!!
      <3

      Excluir
  2. Oi! Tudo bem?

    Olha, só uma correção amigável: é Jane AustEn e não Austin. :) Eu estou num projeto de ler todos as obras da autora esse ano. Estou no penúltimo! E de todos, o que mais gostei foi Razão e Sensibilidade. Amei, amei, amei, amei. Amo a escrita irônica nessa obra e as críticas que a autora teceu. As irmãs desse livro estão muito além de seu tempo.


    Beijos,

    Juliana Garcez | Livros e Flores

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oie!!
      Obrigada pela correção, me empolguei na resenha e nem percebi.
      Eu adorei esse livro, cada capítulo eu me apegava mais as irmãs e queria mais e mais o que aconteceria a seguir.
      Beijos!!

      Excluir
  3. Oi. A Jane é uma diva, conheço o livro e a personalidade das irmãs é algo bem interessante, pois também se complementam, uma tem o que falta na outra. Adoro esse livro.

    ResponderExcluir
  4. Oiiii, que livro mais lindo <3 estou apaixonada pelo blog, parabéns guria <3 adorei

    ResponderExcluir
  5. Chega a ser vergonhoso falar isso, mas tenho o livro há anos e nunca li :(
    Acho que o que estava faltando para me fazer criar vergonha na cara, era uma resenha como a sua, agora estou apaixonada sem nem ter lido kkk

    Vou tentar colocar as pendências em dia para finalmente chegar perto desta história incrível!

    ResponderExcluir
  6. Recentemente li um livro da autora Cora que contava um pouco sobre a vida de Jane Austen quando novinha, "Eu fui a melhor amiga de Jane Austen" e me apaixonei por ela, tenho esse livro aqui, dessa editora mesmo mas em outra edição.Com a sua resenha, fiquei com mais vontade de fazer a leitura.

    bjs

    ResponderExcluir
  7. Oi, flor!
    Acredita que nada sabia sobre esse livro? Sempre quis lê-lo por questões óbvias: sua autora. Mas não esperava que a obra retratasse a vida de duas irmãs. Acho que vou gostar ainda mais dela do que havia previsto. Eu adorei essa edição que leu! Menina, decidi que vou adquiri-la. É lindíssima.

    Beijos!
    http://www.myqueenside.blogspot.com

    ResponderExcluir
  8. Olá!
    Ainda não li nada da Jane #shameonme como sempre T_T
    Mas, gente, essa edição está muito convidativa, essa capa linda de morrer e a história que você descreveu na resenha parece ótima, ainda mais que o final não é aquele que a gente imagina, adoro quando isso acontece. Um dia vou ter esse exemplar nas minhas mãozinhas *-*
    Beijos

    LuMartinho | Face

    ResponderExcluir
  9. Oie.
    Essa edição da Martin Claret está maravilhosa, dá vontade de ter todas.
    Eu só li Orgulho e Preconceito da autora e me apaixonei.
    Apesar de ser um pouco descritivo demais pra mim quero ler todos os livros dela, pois gosto como ela escreve e descreve a época em que se passa a história.

    Lisossomos

    ResponderExcluir
  10. Oie.
    Essa edição da Martin Claret está maravilhosa, dá vontade de ter todas.
    Eu só li Orgulho e Preconceito da autora e me apaixonei.
    Apesar de ser um pouco descritivo demais pra mim quero ler todos os livros dela, pois gosto como ela escreve e descreve a época em que se passa a história.

    Lisossomos

    ResponderExcluir
  11. Olá, até hoje morro de vergonha por nunca ter lido nada da autora, tenho muita vontade e acho que me falta vergonha na cara e ir logo comprar um! rsrsrs esse livro eu jpa ouvi muito falar mas com a sua resenha eu fiquei ainda mais curiosa.

    ResponderExcluir
  12. Sou louca por essas edições classicas e lindas da MC. Eles capricham né? Eu sou uma menina de Bronte, mas nunca é demais um pouco de Austen.

    ResponderExcluir
  13. Jane é uma das minhas autoras favoritas ever, eu penso que alguém capaz de escrever de forma tão atemporal quanto ela merece todos e qualquer elogio que receber.
    Esse livro é oq eu acho que é mais maduro. Adoro os sentimentos passado e o crescimento das personagens. Mas o importante é que estou com total inveja da sua edição é linda.
    Angel Sakura
    www.euinsisto.com.br

    ResponderExcluir
  14. Olha eu de novo! Eu nunca li os livros da Jane, já li trechos, já assisti filmes (no qual o único que finalizei e fico revendo é Pride and Prejudice) e tenho muita vontade de comprar os livros dela, só que em inglês. Por não ter ainda muita verba pra comprar os em inglês, fico me contentando em ler as resenhas Kkkkkkkkk Minha irmã já leu esse livro e eu estou bem familiarizada, então ok.
    E sobre a questão da Jane muitas vezes criticar a sociedade, infelizmente ainda ocorre muito essa questão de as pessoas ligarem mais para o que a pessoa tem a oferecer financeiramente. É triste, porque a vida não se baseia só em bens materiais, né?
    Resenha maravilhosa! Bjs.
    www.thoughtsandadventures.com.br

    ResponderExcluir
  15. Oi, Ana tudo bom?
    Acredita que tenho dois livros da Jane Austen aqui me ainda não li? Eu sei que vergonha... Até que um deles é Razão e Sensibilidade, e estou louca para le lo, só me falta tempo.
    Adorei a resenha, agora o título me faz mais sentido rsrs. Essa é a primeira resenha que leio desse livro, acho eu. Essa edição é divina, estou pensando em tê-la, mesmo tendo outra linda do mesmo, mas é que essa edição é lindíssima.

    Beijux ;)
    http://entrelinhasalways.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  16. Oiii!

    Não sei se irei ler, pois o livro não me chamou muito a atenção :/ A capa é muito linda, mas infelizmente a história não me agradou.
    Parabéns pela resenha!

    Beijos, Amanda
    www.vicio-de-leitura.com

    ResponderExcluir
  17. Com certeza vou incluir jane Austen em minha lista de leituras. Estou programando ler "Razão e Sensibilidade" já há algum tempo, mas... Agora já que vai (rs). Me lembro do filme baseado na obra com Hugh Grant, Emma Thompson e o saudoso e brilhante Alan Rickman. Gostei muito.
    www.livroseopiniao.com.br

    ResponderExcluir