8.14.2015

Resenha "O doador de Memórias" - Lois Lowry

Oi gente, tudo bem com vocês?

"O doador de memórias" foi meu quarto livro da primeira semana da MLI, eu acabei demorando mais do que queria na leitura dele e por isso acabei atrasando o início das minhas leituras da segunda semana.

Mas vamos falar do livro. Esse é um livro mediano, eu assisti o filme antes de realizar a leitura e como eu achei que apesar dos acontecimentos terem sidos diferentes em ambos a história e o cronograma de acontecimentos foram exatamente os mesmos então a leitura do livro não foi algo surpreendente pra mim, apesar de ser uma história bem legal.

SINOPSE: Mais de 11 milhões de livros vendidos no mundo. Em O doador de memórias, a premiada autora Lois Lowry constrói um mundo aparentemente ideal onde não existem dor, desigualdade, guerra nem qualquer tipo de conflito. Por outro lado, também não há amor, desejo ou alegria genuína. Os habitantes de uma pequena comunidade, satisfeitos com a vida ordenada, pacata e estável que levam, conhecem apenas o presente – o passado e todas as lembranças do antigo mundo lhes foram apagados da mente. 
Um único indivíduo é encarregado de ser o guardião dessas memórias, com o objetivo de proteger o povo do sofrimento e, ao mesmo tempo, ter a sabedoria necessária para orientar os dirigentes da sociedade em momentos difíceis. Aos 12 anos, idade em que toda criança é designada à profissão que irá seguir, Jonas recebe a honra de se tornar o próximo guardião. Ele é avisado de que precisará passar por um treinamento difícil, que exigirá coragem, disciplina e muita força, mas não faz ideia de que seu mundo nunca mais será o mesmo.

Olha, sinceramente, esse é um livro que eu tenho bastante dificuldade de falar sem dar nenhum spoiler porque, eu achei ele tão curtinho e repetitivo que se eu começar resumir a história, já contei ela inteira.

O Jonas mora em uma comunidade em que aos 12 anos, começam a receber responsabilidades maiores do que cuidar bem de sua bicicleta e também é quando os anciãos decidem qual será a profissão de cada um deverá seguir.

Cada pessoa na comunidade tem uma responsabilidade então, essa escolha é de extrema importância por isso Jonas está tão preocupado.

Jonas tem uma mãe, um pai e uma irmã. Cada família pode ter dois filhos, um menino e uma menina. O que eu preciso explicar sobre isso é que, quem escolhe com quem você vai se casar, são os anciãos, assim como escolhem os filhos para cada família quando chega a hora certa. Não, as crianças não são filhos biológicos deles, existem as "mães" (ou algo assim), que são as mulheres que os colocam no mundo mas, não são elas quem os criam (tipo uma fabrica humanizada de crianças).

Eu meio que fiquei incomodada com essa concepção de família, não porque não eram filhos biológicos (longe disso, eu como uma pessoa adotada sei melhor que ninguém que somos tão amados quanto filhos de sangue) mas porque eles não sentiam nem entendiam emoções. Vou tentar explicar, sempre quando eles iam entrando na fase adolescente que começavam a "gostar", sentir e imaginar "coisinhas" a mais, eram obrigados começar a tomar um remédio. Esse suposto remédio "tirava" essas sensações, ou melhor diminuía essas sensações a ponto de serem incompreendidas. Como assim?? Tipo, eles não conseguiam entender corretamente suas emoções, não entendiam o amor, a raiva, a felicidade, só gostavam, ficavam chateados ou contentes, tipo isso, eles sentiam com menos intensidade.

Na cerimonia de escolha, Jonas acabou sendo escolhido como o novo recebedor de memorias da comunidade. Este, era o responsável por carregar todas as memorias da humanidade de tempos atrás e quase no fim da vida passar para um novo recebedor. Lá as memorias são são apenas lembradas, elas são revividas sempre que são passadas de um doador para outro então através delas Jonas vai descobrindo novas sensações, novas cores e novos sentimentos. Ele vai descobrindo que o mundo não é como todos imaginam e não sabe o que fazer para mudar essa história.

Bom, é basicamente isso que eu posso explicar do livro sem dar spoiler, qualquer outra coisa que eu disser sobre o Jonas ou o treinamento dele pode comprometer a leitura pra vocês.

O livro é bom, só não me empolguei tanto com a leitura porque já tinha assistido o filme antes e como disse anteriormente, apesar de ter  mudanças sim, não foi nada drástico. Pra falar a verdade, acho que prefiro a história do filme mas, espero que vocês gostem, se quiserem uma dica, leiam o livro antes de assistir o filme.

Apesar de tudo, indico o livro. A autora criou um mundo bem diferente e organizado mas, um mundo bastante irreal. Espero que tenham gostado da resenha.

Super beijos!
;**

56


26 comentários:

  1. Ainda não li esse livro, mas assistir o filme e não gostei. Na verdade, fiquei perdida em todo o filme, meu raciocínio ficou lento. Não sei se leria o livro, já que sou aquele tipo de leitor que prefere ler antes de ver o filme.

    sonhoseaventurasdeamor.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Nossa, então sinceramente não sei se te indicaria o livro.
      Apesar das poucas diferenças eu ainda preferi o filme.
      :/

      Excluir
  2. Nunca tive muita vontade de ler esse livro. Quando assisti ao filme, gostei bastante, mas o fato de que a maioria das pessoas simplesmente esculacha o livro (falando que a leitura é boa, mas bem lenta), realmente me deixou com o pé atrás.
    http://versificados.com.br

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Pois é Camille, infelizmente o livro deixou um pouco a desejar.
      ;/

      Excluir
  3. Oi, Ana tudo bom?
    Que pena que o livro não supriu as suas expectativas. Eu já assisti ao filme e quero ler o livro, mas gora fiquei com um pé atrás, mas ao mesmo tempo quero saber o que acontece.
    A autora criou um mundo pra mim diferente, irreal, mas diferente.
    Adorei sua resenha.

    Bjux ;)
    http://entrelinhasalways.blogspot.com/

    ResponderExcluir
  4. Não li o livro, mas assisti ao filme e gostei bastante! O fato de começar em preto e branco dá todo um tom ao filme, achei sensacional e acredito que no livro seja bem descrito o cenário. Beijos!

    Ensaiando

    ResponderExcluir
  5. desanimei do filme e do livro pelo tempo que esqueci dele, mas confesso que ainda gosto da premissa.

    ResponderExcluir
  6. Olá!
    Eu assisti o filme, mas não gostei. E confesso que não tenho muita vontade de ler esse livro :(
    Ainda assim, ótima resenha!
    Beijos!

    www.livrosdajess.com

    ResponderExcluir
  7. Oi, eu nunca li o livro, mas assisti ao filme e não curti
    por isso perdi qualquer vontade de fazer essa leitura.
    Beijos

    ResponderExcluir
  8. Eu nunca li o livro nem vi o filme, mas confesso que não tenho vontade não, rs... Beijossss

    ResponderExcluir
  9. Olá, sabe que não tenho muita vontade de ler esse livro, no momento eu não leria, mas quem sabe mais para frente, né? Quero ver o filme também :D

    Beijos

    http://www.oteoremadaleitura.com/

    ResponderExcluir
  10. Me surpreendi com a sua resenha, porque tinha lido que o livro era ótimo. hahaha Mas é bom saber os dois lados, assim leio sem expectativas.
    beijos
    www.apenasumvicio.com

    ResponderExcluir
  11. Oii!
    Minha irmã me indicou esse livro e desde então venho procrastinando a leitura (e a compra do livro hahaha). Li opiniões tanto positivas quanto negativas, por isso ainda não sei o que pensar, mas imagino que eu irei gostar por ser uma fã do gênero. Não irei assistir ao filme antes de ler o livro, mas confesso que não coloco muita fé na adaptação. Enfim, é pagar para ver hahaha.

    Beijos!

    ResponderExcluir
  12. Oi, tudo bem?
    Eu gostei bastante da leitura de O Doador de Memórias, quando o li ano passado!
    Achei muito interessante o universo que a autora criou e também as reações do Jonas, quando descobre que vive em um mundo de mentiras, foi bem bacana acompanhar.
    O final poderia ter sido melhor, mas mesmo assim eu gostei!


    Beijo :*
    http://www.livrosesonhos.com/

    ResponderExcluir
  13. Ana, eu tenho o livro, mas ainda não li.
    Ele me incomoda um pouco por essa concepção de família.
    Um povo que não tem emoções deve ser meio difícil, mas mesmo assim quero fazer a leitura desse livro.

    Lisossomos

    ResponderExcluir
  14. Eu simplesmente odeio esse livro, eu fiquei muito decepcionada com a obra, e com o filme mais ainda. Infelizmente, pretendo ficar longe da continuação.
    tudoculpadalua.blogspot.com

    ResponderExcluir
  15. Olá, eu ainda não li mas estou muito interessada, acho a história incrível

    ResponderExcluir
  16. Oi, flor.
    Ainda não assisti ao filme, mas confesso que não tenho vontade de ler o livro. Li muitas resenhas como a sua, sobre o livro ser repetitivo e tal. Mas o segundo volume, por sua vez, parece encantar a muitos. Fico me perguntando se posso ler o segundo sem, antes, ter livro o primeiro.

    Beijos!
    http://www.myqueenside.blogspot.com

    ResponderExcluir
  17. Oi, Ana!
    Já li o livro e assisti ao filme.
    Gostei de ambos!
    Também já li "A Escolhida", que é o segundo livro, mas sem ser uma sequencia.

    Beijos!
    http://fabi-expressoes.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  18. oi ^^ eu gostei muito desse livro, mas fiquei incomodada com pequenas coisas.
    vc não gostou do pessoal não ser filho biológico, mas isso nem me incomodou pq fazia parte, afinal eles tomavam remédios pra não sentir nada e tals.
    realmente é um livro mt louco xp mas acho que mts coisas podiam ser melhores.
    Seguindo o Coelho Branco

    ResponderExcluir
  19. Esse é um dos livros que não tenho vontade de ler, infelizmente. Não é muito pelo mundo criado ser irreal, mas pela vida deles ser contralada de mais e eles acharem isso bom, não se incomodarem. Vou passar essa leitura

    ResponderExcluir
  20. Olá, Já me recomendaram a leitura deste livro, mas fiquei com um pouco de receio em não gostar, já que não me simpatizei muito com a sinopse. E no geral me lembra muito o livro Delírio.
    Angel Sakura
    www.euinsisto.com.br

    ResponderExcluir
  21. Oi, tudo bem? Esse é o tipo de história que eu prefiro assistir ao filme do que ler o livro. E nossa, eu gostei muito do filme! Principalmente do trabalho de direção de arte.
    Acredito que as pessoas que não se interessam por saber mais sobre a história sequer leram sua resenha direito, porque ela está muito boa. Uma pena, né?
    Um abraço!

    ResponderExcluir
  22. Olá! Tudo bem?

    Eu tenho esse livro na minha estante mas não consegue tempo para ler ainda!

    Abraços,
    Ludy
    http://nodivacomaspalavras.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  23. Oi, tudo bem?
    Eu já li vários comentários sobre esse livro e fiquei curiosa, mas confesso que não tanto, por essa razão sempre deixo de lado a ideia de ler ele, sabe? Mas eu gostei da sua resenha e é uma pena o livro não ter te conquistado mais.

    Beijos :*
    Larissa - srtabookaholic.blogspot.com

    ResponderExcluir
  24. Olá, tudo bem?
    Ao contrário de você, eu li o livro primeiro e corri pra assistir o filme.
    Mas concordo que o livro é bem mediano, diria até fraco, a autora tinha um assunto e todo uma ambientação com potencial pra ser mais explorado e não foi...a leitura é válida, mas eu fico com o filme.

    Beijos.
    Leituras da Paty

    ResponderExcluir