5.12.2015

Minha opinião - Livros x Filmes | Uma longa jornada - Nicholas Sparks

Oi gente!!!!

Hoje eu vim aqui, para falar de um livro que eu gostei muito, muito mesmo. Na verdade, vou falar sobre o livro versus o filme que foi lançado a pouco tempo aqui no Brasil. Pra quem não leu o livro ainda tem resenha dele aqui no blog, e quem quiser ver é só clicar aqui.
Neste domingo (10) dia das mães, resolvi que nada melhor do que levar a minha mamis linda pra assistir esse filme, que eu também estava morrendo de vontade de assistir, mas ainda não tinha tido tempo.


Se você ainda não leu o livro, ou não assistiu ao filme, eu recomendo que pare por aqui pois com toda certeza haverá spoilers e ninguém quer ver isso não é??

Então, a história desse livro não é super triste de fazer arrancar os cabelos de tanto chorar mas, é muito emocionante e de arrepiar dos pés a cabeça. Essa sensação de UAU eles conseguiram manter com muita glória no filme (ufa), porque quando eu li o livro acho que passei uns dois dias arrepiada com o final (brincadeirinha).

Vamos então do começo. O livro começa com uma amiga da Sophia tentando convencer ela a ir em um rodeio que ela não quer ir porque precisa estudar e porque não quer encontrar o ex dela que não tem aceitado muito bem o termino do relacionamento. Já temos uma grande diferença ai, sim grande, porque o ex dela é de certa forma um personagem meio que importante no livro, por causa dele os dois acabam se conhecendo, o que me leva a segunda grande diferença. No livro, eles se conhecem quando ela sai do bar em que está com as amigas (depois do rodeio) porque o ex dela chegou lá. Nisso ele sai atrás dela e eles começam a discutir, já meio alterado ele acaba forçando um pouco a barra e a machuca um pouco e é ai que o lindo do Luke surge, bate no ex, salva a mocinha e com isso ela acha que tem a obrigação de agradecer de forma adequada (conveniente). Já no livro, não temos esse confronto, eles se encontram por acaso do lado de fora da festa e acabam conversando, já que ela está com o chapéu dele (sim, eles se encontraram antes no filme).

Vou pular a parte do primeiro encontro deles, que também é diferente do livro, pro post não ficar tão longo e vamos ao Ira. No livro a história do Ira é relembrada enquanto ele está preso dentro do seu carro, soterrado na neve, por isso ele não consegue sair. Enquanto ele está lá, vê/imagina a falecida esposa dele e juntos vão relembrando os anos de casados, desde o dia em que se conheceram. Pra começar, o livro começa mesmo com o Ira narrando a vida dele antes de chegar ao acidente, ele faz um breve resumo até chegar ao ponto em que foi parar ali, no filme não temos isso. Enfim, continuando no livro ainda, os pombinhos Luke e Sophia passam por muitas provações e por muitas coisas juntos antes de encontrar o carro do Ira soterrado, isso acontece já no finalzinho do livro e no filme eles encontram o carro logo depois do primeiro encontro. Ele estava soterrado na neve? Não. Nem nevando estava, chovia e muito, foi nessa ocasião que encontraram o Ira e como isso aconteceu no começo do livro, a história dele é contada através das cartas que a Sophie vai lendo pra ele. Sim, no filme eles viram amigos.

Enquanto isso no universo Luke/Sophie, eles continuam saindo, ele continua montando e participando dos rodeios (no filme). Ela é apresentada pra mãe dele ok, brigam pra ele parar de montar ok, apesar de algumas diferenças e de faltar o louco do ex dela em uma ou outra confusão.

A parte do filme que eu achei mais fiel ao livro foi o final, apesar do convite para que eles comparecessem a exposição não ter partido do Ira e sim da futura chefe da menina, achei que ficou bem legal. O restinho do final ficou super fiel ao livro (bem, praticamente), eu fiquei muito feliz e como já falei lá em cima me arrepiei toda.

Se vale a pena assistir ao filme? COM CERTEZA. Na verdade eu super indico que assistam e mesmo se você chegou até aqui e acha que eu soltei spoilers o suficiente pra não precisar assistir, não se engane. Deixei as melhores partes sem comentar.

Apesar de todas essas diferenças e algumas outras que não falei, eu achei o filme maravilhoso. Quem já leu o livro vai sentir falta de algumas partes mas vai amar e quem não leu vai amar também. O filme ficou ótimo, e as mudanças feitas ficaram muito boas. Temos que entender que o filme não dura uma eternidade para ser exatamente fiel ao livro e que eles tem que se virar como podem. Tem várias partes bem engraçadas e um final super UAU.

Espero que tenham gostado. Quem já leu/assistiu, deixem suas opiniões aqui. Vamos debater e se por caso eu escrevi qualquer besteira, peço que me perdoem mas, já tem algum tempo que li o livro e não tem como ter a história 100% fresca na cabeça depois de tanto tempo. Criticas são bem vindas assim como os elogios.

Super beijos!!
;*

30 comentários:

  1. Adorei o post, estou louco para ver este filme, tenho este livro parado na minha estante, não tive vontade de ler ainda, mas depois de tudo o que vi aqui, ele vai ser uma das próximas leituras haha, beijos!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Como assim fabiano, ainda não leu??
      É maravilhoso esse livro!!
      Leia logo rapaz!!
      :)

      Excluir
  2. Este comentário foi removido por um administrador do blog.

    ResponderExcluir
  3. Adorei o post, e adorei pegar spoiler, amo spoiler, eu não vi o filme e o livro ta aqui parado, sou receosa em começar os livros do autor, porque eu choro muito.
    Seu blog é lindo e eu já estou seguindo, ficarei feliz se puder retribuir.
    Beijos, Tabatha
    http://aproveiteolivro.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Obrigada flor, já estou seguindo o seu também.
      Como assim ainda não leu o livro??
      Leia logo, está perdendo uma mega história.
      ;)

      Excluir
  4. OiiêÊ!!
    adorie suas criticas rsrsrs, não sou fã do Nicholas, na verdade eu não sei se sou, ainda não li nada dele, mas já assisti os filmes e achei um pouco chatos rsrsrs quero assistir esse tambem
    Bjks
    Passa Lá No Meu Blog - http://ospapa-livros.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oiii, então. A história desse livro é meio diferente das outras porque não tem toda aquela tristeza, drama e tals.
      Eu recomendo que assista ao filme pelo menos.
      Muito bom mesmo.
      ;)

      Excluir
  5. OI. Eu não li o livro e nem vi ao filme, pretendo ver o filme, mas não ler o livro, então, segui sua recomendação e parei onde você mandou. Não gosto do autor, mas gosto das adaptações dos livros dele para o cinema... coisa estranha de minha parte, né? o.O
    http://www.poesianaalma.com.br/

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Hahahaha sim, um pouco estranha. kkkkk
      Mas esse filme é ótimo assim como o livro então, te recomendo com certeza.
      ;*

      Excluir
  6. Fiquei um pouco confusa no enredo, acho que realmente preciso ver o filme ou ler o livro kkkkk. Mas sim, o Nicholas consegue criar estórias muito boas, cheias de emoção. Bjs

    Território nº 6

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. kkkkkkkkkkkkkkkkk normal pra quem não leu ou ainda não assistiu.
      É muito bom mesmo.
      Recomendo!!
      ;*

      Excluir
  7. Olá blogueira(o),

    Ainda não tem o seu próprio marcador?
    Acesse o nosso site: http://loja.retratus.com.br/
    e faça o pedido do seu marcador personalizado.
    Página do face: https://www.facebook.com/retratuslembrancas

    ResponderExcluir
  8. Eu ainda não li o livro, mas planejo. Provavelmente eu não vou conseguir assistir o filme no cinema, mas fico feliz que tenha gostado. Gosto demais do trabalho do Nicholas Sparks e só me deixou ainda mais curiosa. Beijos.

    http://livro-apaixonado.blogspot.com/

    ResponderExcluir
  9. Olá, eu quero ler esse livro logo, mas é bom saber que o filme mesmo como qualquer adaptação não esta 100% igual esta bom e agrada a quem leu e quem ainda não conhece a historia =)

    Visite "Meu Mundo, Meu Estilo"

    ResponderExcluir
  10. Poxa, precisei parar de ler até onde você disse, não li nem assisti o filme. rsrs
    Mas quero muito conhecer a história!
    beijos
    www.apenasumvicio.com

    ResponderExcluir
  11. Oi
    Não é tudo mesmo que é fiel ao livro, algumas coisas que eles tiram até decepcionam né..mas as vezes para o filme não ficar muito demorado.
    Eu confesso que procurei ver se você gostou, porque não queria ler os spoilers..ainda bem que você avisou. Quero muito ler o livro!

    livrosvamosdevoralos.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
  12. Olha eu ainda não vi o filme e nem posso comentar nada.
    Mas o livro eu sinceramente amei. Quero até reler quando eu tiver o DVD do filme em minhas mãos, porque quero fazer uma comparação por mim mesma. Mas gostei de tudo que você abordou sobre ambos. Me parece ser bastante interessante. Mas eu não gosto quando o filme não é fiel ao livro. Quando começa a faltar coisas e tudo mais. Eu detesto isso. O MELHOR DE MIM foi assim, mas gostei de como foi feito. Mas enfim...vou aguardar...

    http://lovereadmybooks.blogspot.com.br/2015/05/resenha-toda-luz-que-nao-podemos-ver.html

    ResponderExcluir
  13. Oi, tudo bem?
    Sou fã do Nicholas Sparks e amo ler tudo que ele escreve, pois sempre me emociona muito ♥.
    Pedi esse livro de parceria e estou aguardando ele chegar, então não li sua resenha para não pegar spoilers!
    Espero gostar muito de mais essa história! Tô bem animada para ler e ver o filme.

    Beijo :*
    http://www.livrosesonhos.com/

    ResponderExcluir
  14. Oi, tudo bem?
    Como sou uma adoradora de spoilers é claro que fui em frente hahaha!
    Não li nem assisti ainda, mas precisooooo!
    Como vou demorar para ler vou assisti o filme primeiro, espero gostar também.
    Bjs

    A. Libri

    ResponderExcluir
  15. Oi,
    Não gosto de spoilers rs por isso parei onde você mencionou que teria hehe, já li o livro, mas quero assisti o filme sem alguns detalhes e provavelmente vou assistir essa semana ai volto e falo o que achei :D
    Beijos



    Mari - Stories And Advice

    ResponderExcluir
  16. Droga! Eu não vi o filme e nem li o livro, e eu não quero pegar spoilers, desculpa, mas quando ver ou ler, eu volto aqui, mas tenho toda a certeza que está muito bem escrita!

    Abraços e até!

    lendoferozmente.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
  17. Oi! Eu já havia lida sua resenha. Lá eu disse que pretendia ver o filme. E é isso que vou fazer. Não tenho grandes expectativas, já que não é o tipo de história que me arrebata. Então ler sua resenha não atrapalha minha experiencia.

    Beijos!

    ResponderExcluir
  18. Oie! Tudo bem?

    Não gosto muito de spoilers, mas como não pretendo ler a obra e nem ver o filme, não vi problema em continuar a ler o que escreveu. Eu não sou grande fã do Sparks... E olha que não foi por falta de tentar, viu?! rsrs Confesso que fiquei curiosa com esse final UAU... heheeh

    Beijos,

    Juliana Garcez | Livros e Flores

    ResponderExcluir
  19. Você alertou, eu parei. Com certeza não lerei o livro, mas ainda pretendo assistir o filme. Sem spoilers! Hahah mas imagino que haja algumas diferenças bem gritantes, né? É sempre assim ):
    Com carinho,
    Celly.

    Me Livrando

    ResponderExcluir
  20. Estava lendo com vontade! rsrs Mas aí vc falou de spoiler tive que recuar. Tenho este livro aqui e estou quase chegando nele! =D Assim que terminar volto aqui para lhe dizer como foi!

    bjus!
    Pensamentos Valem Ouro

    ResponderExcluir
  21. Ainda não li esse livro, nem assisti ao filme, mas estou planejando fazê-lo. Gosto do tio Nick, apesar de ter me decepcionado com alguns de seus livros, espero que esse seja melhor, estou ansiosa :) Infelizmente não pude ler sua resenha (obrigada pelo aviso de spoilers!) mas adorei a ideia do post de comparar os dois.
    Beijos
    http://umaleitoravoraz.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  22. Essas diferenças entre livros e filmes, que realmente gostou do livro sempre consegue ver com clareza né?
    Eu raramente acho que o filme acertou por mudar algo fundamental do livro, mas como você disse que está bem adaptado talvez eu dê uma chance.
    Angel Sakura
    www.euinsisto.com.br

    ResponderExcluir
  23. Oi, tudo bem?
    Estou ansiosa pelos dois, tanto o livro quanto o filme estão na minha meta do mês espero esse final de semana fazer os dois.

    Adorei saber suas impressões, sempre bom ver por outro lado. :D

    Beijocas da Deebs!

    ResponderExcluir
  24. Eu amei o livro, mas fiquei decepcionada com o filme pois mudaram muita coisa na história e não era tão romântico quanto o livro...

    ResponderExcluir
  25. Eu amei o livro, mas fiquei decepcionada com o filme pois mudaram muita coisa na história e não era tão romântico quanto o livro...

    ResponderExcluir